Meta Smart

O blog Qualidade em Foco está no ar e para expressar claramente os nossos objetivos, vamos iniciar as nossas atividades utilizando uma ferramenta muito útil para área da qualidade, especificamente para definir metas de melhorias e implementação de ações.

Você já ouviu falar do método Smart?

Esta metodologia foi criada por Peter Drucker, conhecido como o pai da moderna gestão de empresas. Mas, o que é exatamente esse método?

Profissionais da Qualidade, para terem sucesso em suas atividades, precisam ter objetivos bem estruturados e uma equipe bem focada. Essas metas devem seguir alguns critérios para que sejam elaboradas de forma clara, pois caso contrário, não serão executadas e, aí, vem a decepção e a ineficiência do trabalho.

No método SMART, metas e objetivos são definidos de forma bem articulada para permitir avanço. Para estruturar essas metas, ao invés de dar uma definição superficial do que o colaborador ou a equipe devem realizar, são utilizados cinco etapas com estimativas reais. São elas: Específico (S), Mensurável (M), Atingível (A), Relevante (R) e Temporal (T).

Cada uma dessas etapas ajuda a equipe a definir ações de forma mais estratégica, considerando, também, todas as informações disponíveis que podem se originar de diferentes fontes, tais como idéias oriundas de reuniões de rotina ou do planejamento estratégico, auditorias internas e externas, bem como de análises críticas.

Recentemente visitei uma grande Multinacional Americana, situada em Gravataí/RS e identifiquei nos seus registros de Tratamento de Não Conformidades o uso desta metodologia para clarificar e descrever metas de solução.

A meta SMART é um método criado para auxiliar na definição e alcance de melhores resultados.

Vamos detalhar melhor o significado de cada palavra que contempla este método:

Criar metas que forneçam margem para diferentes interpretações, prejudicam o entendimento e, tornam mais difícil a sua execução. Quando a equipe definir um objetivo ou meta, deve realizar isto de forma bem específica, ou seja, não basta apenas falar “disseminar o conhecimento na área da qualidade” sem especificar como fazer isso.

Podemos ser mais claros:

A equipe da DH0 tem como meta “disseminar o conhecimento na área da qualidade através de artigos, cases e vídeos, publicados no bloq Qualidade em Foco.

Definir números e indicadores são importantes, pois, a partir deles conseguimos mensurar se estamos conseguindo ou não o que pretendemos.

Podemos utilizar como exemplo que desejamos com este blog, atingir no mínimo 12.000 pessoas que desejam se aperfeiçoar na área da qualidade.

A meta deve ser realista, mas desafiadora, isto é, precisa tirar as pessoas da zona de conforto, mas ser executável. Muitos lideres criam metas inatingíveis e isto gera frustração.

Considerando o propósito do nosso blog, acreditamos ser factível, atingir a nossa meta, pois estamos convictos de que existe uma procura muito grande por aperfeiçoamento neste segmento.

Um outro fator que impacta muito na execução da meta é se ela é ou não relevante e se ela fará ou não diferença.

A equipe considera que esta atividade será de extrema relevância para todas as partes interessadas.

Perceber que o nosso esforço está impactando o sucesso de outras pessoas interessadas é fundamental para a nossa equipe.

O prazo para cumprir a meta é de extrema importância.

Toda meta deve ter um tempo para ser executada, mesmo que esse período seja flexibilizado. Trata-se de uma forma de registrar agilidade e de se planejar para novas metas.

Desta forma finalizamos a descrição da Meta do nosso Blog Qualidade em Foco:

Disseminar o conhecimento na área da qualidade através de artigos, cases e vídeos, publicados no bloq Qualidade em Foco, para no mínimo 12.000 pessoas, que desejam se aperfeiçoar na área da qualidade, certos de que existe uma procura por aperfeiçoamento neste segmento e de que esta atividade será de extrema relevância para todas as partes interessadas. Desejamos atingir estas pessoas no prazo de 1 ano.

Agora que você já sabe como funciona esta ferramenta você pode utilizar na definição das suas próximas ações. Tenho certeza que a sua equipe irá gostar, clarificar os seus objetivos e se engajar na realização dos desafios propostos.

Espero que tenham gostado deste nosso primeiro conteúdo.

Contamos com a sua participação através de comentários e sugestões de novos temas para abordarmos aqui.

Forte abraço e em breve teremos mais conteúdos sobre Qualidade.

Autor: maurocduarte

25 anos de experiência na área da Qualidade. Atuação como treinador, consultor e auditor líder, participou ativamente do processo de Acreditação de laboratórios junto ao INMETRO em diferentes grandezas. Como consultor apoiou laboratórios mecânicos e físico-químicos a obterem a Acreditação junto ao INMETRO e a RMRS, bem como deu suporte para empresas se adequarem aos requisitos da norma ISO 9001:2015. Administrador e empreendedor, fundou a Metroquality Metrologia e Ensaios e posteriormente a DH10 Quality (Certificada ISO 9001:2015 pelo BSI British Standards Institution). Formado em Recursos Humanos pela UNISINOS e MBA em Treinamento e Liderança pela Universidade do Norte do Paraná. Idealizador das Especializações em Metrologia e Qualidade (EMC/EMD/EFQ), tem como propósito disseminar o conhecimento através de treinamentos focados nas reais necessidades dos clientes. Credenciado pela Associação Internacional de Treinamento (Registro: 3718) e Business Partner da empresa Alemã Carl ZEISS.

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