Conexão com o cliente

Você não consegue aumentar as suas vendas e se encontra desmotivado e preocupado pelo fato de não conseguir novos clientes e atingir as suas metas?

Então eu vou te mostrar agora o método 5Cs que eu utilizei durante 20 anos de atuação junto a equipes comerciais. Este passo a passo irá te transformar em um vendedor ninja e isto fará com que você venda mais e melhor.

C1 – Conhecimento Pessoal

Você precisa se conhecer e saber como você se encontra no que se refere a sua capacidade de envolver e influenciar pessoas de forma positiva e ética. Outro ponto importante quanto ao seu comportamento é qual o seu nível de dinamismo e motivação para agir e criar oportunidades.

Neste momento pode ser muito interessante recorrer a ferramentas de análise de perfil comportamental reconhecidas e testadas como por exemplo o assesment DiSC.

C2 – Conhecimento do que oferece

Você precisa conhecer o que vai vender em detalhes porque somente desta forma você irá passar segurança e confiança no que está oferecendo. 

C3 – Conhecimento do concorrente

Você precisa estudar muito o seu concorrente e saber o que ele está fazendo. Somente desta forma você poderá saber quais são os seus reais diferenciais e a onde você precisa melhorar. A sua argumentação fica fundamentada em dados e não apenas em inferências. É muito importante compilar estas informações em planilhas comparativas.

C4 – Conhecimento do cliente

Conheça o cliente como um todo, estudando previamente a empresa com o uso do Google, redes sociais e o próprio site do cliente. Descubra se alguém já o atende e quais os problemas ou “dores” que ele possui.

Mais uma vez será importante você entender de perfis comportamentais, pois somente assim você conseguirá entrar em Rapport com ele, isto é entrar no mundo do seu cliente.

C5 – Comunicação assertiva

Você precisa antes de tentar vender o seu produto ou serviço perguntar e escutar muito o seu cliente. Uma conversa focada em perguntas e respostas objetivas, com ênfase nas suas reais necessidades, irá fazer com que o cliente construa a solução, minimizando a possibilidade de você oferecer coisas que não serão úteis. Imagine que fantástico você apresentar o produto certo na hora certa e não receber nenhuma objeção. Pode ter certeza que é a melhor forma de você se comunicar, pois ninguém aguenta mais aquele vendedor que fala sem parar e mostra tudo e todas as possibilidades.

Muito bem, eu tenho certeza que agora conhecendo e aplicando  o método você irá se comunicar melhor com o seu cliente, vender mais e atingir as suas metas de vendas.

Então deixe seu comentário com suas dúvidas ou dizendo o que achou deste artigo.

Forte Abraço.


Autor: maurocduarte

25 anos de experiência na área da Qualidade. Atuação como treinador, consultor e auditor líder, participou ativamente do processo de Acreditação de laboratórios junto ao INMETRO em diferentes grandezas. Como consultor apoiou laboratórios mecânicos e físico-químicos a obterem a Acreditação junto ao INMETRO e a RMRS, bem como deu suporte para empresas se adequarem aos requisitos da norma ISO 9001:2015. Administrador e empreendedor, fundou a Metroquality Metrologia e Ensaios e posteriormente a DH10 Quality (Certificada ISO 9001:2015 pelo BSI British Standards Institution). Formado em Recursos Humanos pela UNISINOS e MBA em Treinamento e Liderança pela Universidade do Norte do Paraná. Idealizador das Especializações em Metrologia e Qualidade (EMC/EMD/EFQ), tem como propósito disseminar o conhecimento através de treinamentos focados nas reais necessidades dos clientes. Credenciado pela Associação Internacional de Treinamento (Registro: 3718) e Business Partner da empresa Alemã Carl ZEISS.

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