Você no controle

Você já se sentiu frustrado por estar exercendo tarefas repetitivas de medição, calibração ou análise, sem entender de fato o que está fazendo?

Ao longo da minha carreira eu vi muitos profissionais se desiludirem com a sua trajetória Metrológica pelo fato de apenas executarem procedimentos e “rodarem programas”.

A minha pergunta é você sabe o que está fazendo?

Se sente em condições de melhorar o processo?

Consegue interpretar os dados e tomar decisões?

O principal motivo deste artigo é alertar sobre o fato de que você precisa estar no controle da sua carreira e não esperar um auditor ou o seu gestor lhe propor este processo de desenvolvimento.

Que tal sair da zona de conforto e surpreender?

O conhecimento gera oportunidade e bem estar, pois você dominando cada vez mais a sua atividade irá se tornar uma referência no assunto e certamente os resultados virão.

Não espere mais e identifique e entenda as principais ferramentas que envolvem a sua atividade e busque novos desafios.

Vou tentar detalhar mais o que eu penso sobre este assunto:

Digamos que você calibra balanças e todos os dias “carrega” os pesos até a empresa/setor que ela se encontra e após executa a calibração conforme um procedimento e  quando retorna ao laboratório entrega os registros para a equipe interna gerar o certificado, sendo isto sempre assim… dia após dia…

O fato é que vai chegar um momento que você terá problemas, pois apesar de ser uma atividade muito digna pode lhe causar desgaste da coluna, entre outros danos físicos, sem contar o stress que gera fazer sempre a mesma coisa.

Agora lembrei de quando eu comecei a minha carreira metrológica, medindo blocos de motor de tratores em uma máquina 3D ZEISS. Estas peças chegavam no laboratório protegidas com uma camada espessa de óleo que precisava ser removido na integra com muita benzina e pano de poupeline. Tratava-se de um trabalho repetitivo e muito estressante, mas foi a oportunidade da minha vida.

Como consegui mudar de fase e sair do modo “limpeza” e “rodagem” de programas feito por outros especialistas.

O jeito foi “bater o cartão” e voltar para estudar, pois as horas extras não eram permitidas naquele tempo de crise e inflação e na qual não se tinha internet e computador em casa.

Tendo muito esforço aprendi a programar a máquina e elaborar procedimentos de medição e calibração. Não tive medo de perguntar e recebi muito apoio para entender os cálculos de incerteza, fui auditado inúmeras vezes e após me tornei auditor, consultor, treinador e gestor de laboratórios.

Resolvi focar a minha atividade na disseminação do conhecimento porque quero que você ao se identificar com esta história vá em frente rumo ao seu desenvolvimento.

A minha dica é que você liste tudo que deseja fazer para se aproximar da meta de ser um especialista e após defina ações e prioridades. A matriz GUT é uma excelente ferramenta para realizar esta atividade com foco e definição de datas. Através dela você define o que precisa ser feito e mensura quanto a Gravidade, Urgência e Tendência.

Com certeza executando estas ações você vai ter novas oportunidades, ter mais satisfação no trabalho e a recompensa financeira também virá.

É isto então! Espero que tenha gostado deste artigo e que ele lhe inspire para ir em busca do sucesso.

Forte abraço!

Autor: maurocduarte

25 anos de experiência na área da Qualidade. Atuação como treinador, consultor e auditor líder, participou ativamente do processo de Acreditação de laboratórios junto ao INMETRO em diferentes grandezas. Como consultor apoiou laboratórios mecânicos e físico-químicos a obterem a Acreditação junto ao INMETRO e a RMRS, bem como deu suporte para empresas se adequarem aos requisitos da norma ISO 9001:2015. Administrador e empreendedor, fundou a Metroquality Metrologia e Ensaios e posteriormente a DH10 Quality (Certificada ISO 9001:2015 pelo BSI British Standards Institution). Formado em Recursos Humanos pela UNISINOS e MBA em Treinamento e Liderança pela Universidade do Norte do Paraná. Idealizador das Especializações em Metrologia e Qualidade (EMC/EMD/EFQ), tem como propósito disseminar o conhecimento através de treinamentos focados nas reais necessidades dos clientes. Credenciado pela Associação Internacional de Treinamento (Registro: 3718) e Business Partner da empresa Alemã Carl ZEISS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s